A Comédia dos Casais

 

REPERTÓRIO

Sinopse:

A Comédia dos Casais, adaptada dos textos de dois dramaturgos clássicos: Eugéne Labiche e Don Juan Manuel, satiriza alguns costumes arraigados na sociedade e explora inusitadas situações do cotidiano. Recheadas de muito humor, as duas histórias apresentam características do popular teatro de bonecos.

A primeira história Um Rapaz Apressado, do escritor e dramaturgo francês Eugéne Labiche, satiriza alguns costumes da sociedade. O conflito é a disputa por um casamento onde o personagem principal, malandro e trapaceiro, tenta convencer o pai da moça a lhe dar a mão de sua filha, mesmo sabendo que esta já está comprometida com outro rapaz.

A segunda história O Moço que Casou com Mulher Braba, do escritor espanhol Don Juan Manuel, e que inspirou Shakespeare a escrever a Megera Domada, trata de um casamento de um moço pobre com uma moça da mais alta linhagem e muito rica. A moça tem um gênio difícil e é muito braba, mas o moço descobre como domá-la logo no início dessa união.

Com características de teatro popular o espetáculo, que tem direção e adaptação de Paulo Balardim, explora situações equivocadas e inusitadas e permite abordar sutilmente questões sociais vivenciadas nos dias de hoje, proporcionando divertimento de forma bem humorada.

Recebeu em 2009 o Recebeu o Prêmio Myriam Muniz para montagem. Circulou por várias cidades da Região do Vale do Sinos e interior do RS.

Financiamento para montagem: Prêmio Myriam Muniz/2008 concedido pela Funarte com patrocínio da Petrobrás e apoio do Ministério da Cultura.